Esfigmomanômetro ou aparelho de PA: conceitos e obrigatoriedades.

O esfigmomanômetro, mais conhecido como medidor de pressão arterial (PA), ou apenas como aparelho de pressão, é um dos instrumentos que fazem parte das verificações diárias realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-AP). Utilizado tanto por profissionais da área da saúde, ou de forma doméstica. O instrumento precisa ser verificado anualmente para que o mesmo possa garantir uma medição fidedigna, evitando assim, o comprometimento da saúde do usuário que utiliza o aparelho com medições incorretas.
O IPEM-AP verifica aparelhos digitais e mecânicos. Caso possua um dos equipamentos, o mesmo precisa ser verificado, a taxa para verificação por aparelho é de R$12,52 (doze reais e cinquenta e dois centavos). Ocorrendo qualquer irregularidade ou defeito no equipamento, o proprietário pode trazê-lo ao Instituto, para que possa ser corrigido e calibrado.

Dicas e orientações sobre o esfigmomanômetro ao consumidor e profissionais da área da saúde:

👉Verifique se o aparelho possui o selo do Inmetro, pois este selo indica que ele foi aprovado e que pode ser utilizado;
👉Em esfigmomanômetros mecânicos é importante que o equipamento não seja inflado acima de 300mmHg. Após o uso, desinfle completamente o aparelho antes de guardar;
👉Não deixe de ler o manual de instruções do equipamento, que informará a melhor forma de conservação do aparelho e as indicações de uso e até de limpeza.
Em casos de dúvidas ligar: (96) 99137-0091