Materiais para construção são alvo de fiscalização do IPEM/AP.

Garantir que o consumidor leve para a sua obra aquilo que, realmente, está pagando é o principal objetivo do governo na fiscalização que o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) realizou semana passada e teve como alvo dez estabelecimentos, que comercializam materiais de construção em Macapá.

Os fiscais fizeram análises em campo de cimentos e argamassas e recolheram 300 amostras de 25 produtos de 14 marcas diferentes, que foram encaminhadas para perícia em laboratório. O resultado deve ser divulgado nesta sexta-feira, 25.

De acordo com a gerente do Núcleo de Pré-Médidos do Ipem, Layana Jung, trata-se de uma operação que o órgão realiza anualmente. “Aproveitando o início do verão e, com ele, a intensificação na construção civil, o Ipem busca garantir que o consumidor leve para a sua obra realmente a quantidade indicada na embalagem”, destacou.

A gerente explica que o Ipem notificou as empresas para enviar representantes que acompanhem a realização do exame pericial. Se nenhum representante comparecer, o produto, mesmo aprovado, será encaminhado para doação. Caso o produto seja reprovado no exame pericial, o fabricante é autuado e a empresa tem dez dias para apresentar defesa no órgão de fiscalização.

Por: Ailton Leite