Instituto de Pesos e Medidas do Amapá fiscaliza Produtos PBE

Na semana de 05/11/13 a 09/11/13, o IPEM-AP estará realizando uma grande operação em produtos que estão no PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM – PBE. Este programa está alicerçado nos produtos que visam eficiência energética, por parte dos fabricantes. Eles são submetidos à Certificação Compulsória, pelo INMETRO, e trazem na embalagem e no produto a Eficiência do consumo de energia, indicada pelas letras A, B, C, D, E, esta indicação informa o menor consumo, de A até E, respectivamente.

Entre esses produtos, estão: Televisores, Fogões Elétricos, Geladeiras, Frízeres, Ventiladores, Condicionadores de Ar, Centrais de Ar Spliter, Máquinas de lavar roupa, etc.

O objetivo dessa fiscalização é verificar se o mercado está fornecendo este produto certificado ao consumidor, e também, retirar do mercado qualquer produto que apresente irregularidade, lembrando que havendo irregularidades, o responsabilizado será o comerciante ou fabricante, o que poderá acarretar em autuação, podendo ser vinculada a este responsável uma advertência ou multa.

Caso a população queira fazer alguma sugestão ou denúncia, poderá ligar para a Ouvidoria do IPEM-AP, cujo número é 0800 280 8844. O denunciante terá sua identidade em sigilo.