IPEM-AP ganha reconhecimento nacional por ações em 2017.

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP), deve fechar 2017 com um dos melhores saldos em resultados das fiscalizações realizadas este ano em comparação aos anteriores. Com o objetivo de garantir o equilíbrio nas relações comerciais, o Ipem já contabiliza mais de 12 mil equipamentos de medidas fiscalizados neste ano.

O trabalho dos profissionais amapaenses levou o órgão a ter destaque nacional reconhecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), responsável pela regulamentação dos Institutos de Pesos e Medidas no país. A premiação ocorreu em setembro de 2017 em Natal/RN, durante a Reunião Plenária do Inmetro com a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ-I).

O instituto amapaense teve seu maior crescimento proporcional em comparação aos demais estados da federação. “Estou há 16 anos no Ipem/AP e, pela primeira vez, vi nossa equipe receber um reconhecimento desta magnitude”, se surpreendeu o coordenador técnico operacional do órgão, Romildo Nobre.

Instrumentos de medidas

Entre os instrumentos de medida fiscalizados estão balanças, taxímetros, bombas medidoras, cronotacógrafos, esfigmomanômetros, máquinas de medir fios e cabos, veículos que transportam combustíveis e outros. As fiscalizações ocorreram nos 16 municípios.

Nos três primeiros meses deste ano, foi feita a aferição de 1062 taxímetros, sendo 925 táxis em Macapá e 137, em Santana. A ação acontece todo início de ano para analisar o certificado do táxi, o taxímetro e se os pneus estão adequados. E, com isso, garantir que o consumidor não seja lesado durante as corridas.

Também foram fiscalizados 1546 tacógrafos, dispositivo que monitora o tempo de uso, distância percorrida e a velocidade do veículo. O coordenador técnico operacional do Ipem, explicou que a vida útil dos tacógrafos é idêntica a do veículo. Mas, é preciso verificar a cada dois anos, o estado dele.

Foram ainda fiscalizados 182 esfigmomanômetro, aparelho usado para a verificação da pressão arterial em unidades de saúde e farmácias. O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá realiza um trabalho de conscientização junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), municípios, unidades básicas de saúde e farmácias, para mostrar a importância da fiscalização deste instrumento. “É um aparelho que deve ser verificado, anualmente, na medição da pressão arterial dos usuários”, explica Romildo Nobre. Ele adiantou que, em 2018, o objetivo do órgão é atingir 100% dos aparelhos em uso no Estado.

Além das fiscalizações periódicas e de rotina, o Ipem também atuou em ações geradas por demandas da ouvidoria do instituto, a exemplo de reclamações de consumidores sobre possíveis violações dos selos das bombas. “Chegamos a autuar postos de combustíveis por causa dessas denúncias”, confirmou o coordenador técnico operacional do Ipem.

Qualidade do produto

Houve também 8 fiscalizações específicas para verificar produtos com certificação compulsória, que são aqueles regulamentados pelo Inmetro. Foram avaliados 3.466 itens como brinquedos, luminárias, eletrodomésticos e outros. Dos produtos fiscalizados, 1,47% estavam com algum tipo de irregularidade e foram reprovados e apreendidos.

Pré-medidos

O núcleo de Pré-medidos visitou vários estabelecimentos comerciais do Estado e autuou fornecedores por irregularidades na embalagem de produtos da cesta básica. As sanções variaram de advertência até o pagamento de multa.

Por: Da Redação. Colaboradores: Ailton Leite