O governo do Estado começou as fiscalizações nos postos de combustíveis de Macapá e Santana. O Instituto de Pesos e Medias IPEM/AP está aferindo as vazões mínimas e máximas das bombas. Trata-se de um procedimento em que o instrumento tem que ter a tolerância de 100ml para mais ou para menos.

O gerente do Núcleo de Verificação Metrológica do Ipem, Jefferson Barroso, explicou que se extrapolar essa tolerância de 100ml para menos, o consumidor será lesado. “Neste caso, a bomba é interditada e lacrada. Em seguida, orientamos ao responsável que procure a oficina credenciada pelo IPEM/AP para a manutenção da bomba. Feitos os reparos, o instrumento é liberado”, ressaltou Barroso.

Os lacres das bombas também estão sendo verificados. Em fiscalizações anteriores, a equipe do IPEM/AP já se deparou com lacres rompidos e colados com cola especial. O estado físico das mangueiras das bombas também está sendo inspecionado. O instrumento não pode ter fissura, estar amassado e muito menos com vazamentos. Do contrário, pode ocorrer reprovação ou interdição.

Se algum posto de combustível for detectado com irregularidades nas bombas, será aberto um auto de infração e encaminhado ao jurídico do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá. O consumidor também pode fazer denúncias pelo número (96) 98806-3035.

Por: Ailton Leite.

Categorias: Consumidor

Posts Relacionados

Consumidor

COMERCIANTES QUE UTILIZAREM BALANÇAS IMPORTADAS PARA FINS COMERCIAIS SERÃO AUTUADOS.

O Governo do Amapá deu início às fiscalizações periódicas do uso de balanças em estabelecimentos comerciais de Macapá e Santana. Nos demais municípios as ações serão intensificadas a partir do segundo semestre deste ano. Quem Leia mais…

Consumidor

PRODUTOS DAS CEIAS DE NATAL E RÉVEILLON DO AMAPAENSE SÃO APROVADOS PELO IPEM.

O amapaense pode comprar os produtos para suas ceias de Natal e réveillon mais tranquilo. Isso porque o governo do Estado, dando continuidade aos exames laboratoriais dos produtos coletados no comércio local durante a Operação Leia mais…

Consumidor

IPEM E DEMAIS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS FAZEM FISCALIZAÇÃO EM AÇOUGUES DA CAPITAL.

Agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá – IPEM/AP, Procon, Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária e demais órgãos estão percorrendo açougues nos bairros Buritizal, Perpétuo Socorro, Pacoval e Renascer para observar Leia mais…