Mais de 170 táxis de Macapá e Santana já foram vistoriados pelo IPEM/AP.

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) iniciou na terça-feira, 2, a verificação de taxímetros e pneus em táxis que circulam nos municípios de Macapá e Santana. Segundo dados do órgão, mais de mil veículos terão que passar pela fiscalização até o dia 30 de março. Até esta sexta-feira, 5, já foram verificados 174.

O procedimento consiste em analisar o certificado do táxi, o taxímetro e os pneus, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e aplicados pelo Ipem/AP.

“Estamos recebendo os veículos para fazer a vistoria e verificar as condições dos taxímetros e pneus, para que estejam funcionando de maneira adequada. O objetivo é analisar se o consumidor está pagando de maneira correta pelo serviço”, ressaltou o coordenador técnico do Ipem/AP, Ronildo Nobre.

Segundo ele, os pneus dos veículos também têm que estar de acordo com a certificação e com a marca do carro. “O tamanho do pneu influencia no valor cobrado nas corridas de táxi. O menor vai lesar o consumidor. O pneu maior do que está no certificado vai lesar o motorista, por isso, é importante tudo estar dentro das normas”, declarou Nobre.

A fiscalização está ocorrendo por etapas, de acordo com a placa do veículo. Para os táxis com final de placas 1, 2, 3 e 4, a aferição ocorre em janeiro. No mês de fevereiro é a vez dos carros com final 5, 6 e 7, e em março, os táxis com terminação 8, 9 e 0.

Nestes primeiros quatro dias de serviços, o Ipem tem recebido, em média, 44 carros diariamente, número considerado excelente pelo instituto. “Observamos que os trabalhadores têm aderido ao chamado feito pelo Ipem e eles também sabem dos seus deveres de trabalhar corretamente, por isso, existe um boa movimentação todos os dias”, completou o coordenador.

Após todos os procedimentos, são feitos os testes por quilometragem rodada, de acordo com as bandeiras 1 e 2, um quilômetro para cada e, se tudo estiver dentro dos parâmetros, recebe um lacre, indicando a aprovação do táxi.

O taxista precisa fazer a verificação anualmente para poder receber o certificado. Em caso de não comparecimento dentro do prazo, o mesmo receberá um auto de infração e estará passível de multas, após o processo. A previsão é de que 925 veículos de Macapá e outros 137 de Santana sejam fiscalizados até o fim do prazo. Os veículos deverão ser levados para aferição na sede do Ipem/AP, no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30.

Por: Weverton Façanha